domingo, 3 de janeiro de 2010

Capitalismo x Magia


(ZeD – Kaos Brasil)

“Compreenda o sistema capitalista como uma grande egregora que beneficia poucos através dos trabalhos das massas, logo existe um sistema inteiro trabalhando para que você se mantenha como MASSA. E aqui está o cerne da questão, o sistema capitalista é uma egregora singular para se trabalhar, e completamente diferente de qualquer sistema mágico conhecido, é por isso que suas ações mágicas para melhorar os aspectos financeiros de sua vida não deram certo como gostaria....”

Peter Carrol em seu artigo de nome As Oito Magias nos fala um pouco sobre essa singular e não muito bem compreendida egregora que será o foco de nossos estudos nas linhas que se seguem.

As Oito Magias de Peter Carrol

“Magia Azul”

“Não se deve medir riquezas em termos de propriedades, mas, sim, em termos de controle sobre pessoas e materiais. Portanto, em última instância, deve-se medi-la em termos de sua própria experiência. Dinheiro é um conceito abstrato usado para quantificar atividade econômica. Portanto, riqueza é uma medida de quão bem você controla suas experiências com o dinheiro. Assumindo que experiências variadas, excitantes, incomuns e estimulantes são preferíveis àquelas que são estúpidas e monótonas e que elas tendem a ser caras, o principal problema para muitas pessoas é encontrar uma forma altamente eficiente de entrada de dinheiro que possua as
qualidades agradáveis acima.

O objetivo da magia da riqueza é estabelecer um grande movimento de dinheiro que permita experiências agradáveis em ambos os estágios: de entrada e de saída. Isto requer aquilo que é conhecido como "consciência do dinheiro".

O dinheiro adquiriu todas as características de um ser espiritual; ele é invisível e intangível. Moedas, notas e números eletrônicos não são dinheiro. Eles são somente representações ou talismãs de algo que os economistas não podem definir de forma coerente. Além disso, embora seja ele próprio intangível e invisível, pode criar efeitos poderosos na nossa realidade.

O dinheiro tem suas próprias preferências e personalidade. Ele evita aqueles que o blasfemam e flui em direção àqueles que o tratam da maneira que ele gosta. Num ambiente apropriado, ele irá, até mesmo, reproduzir-se. a natureza do espírito do dinheiro é movimento; o dinheiro gosta de se mover. Se ele for armazenado e não usado, lentamente morrerá. Assim, o dinheiro prefere manifestar-se como uma propriedade mutável a se manifestar como uma propriedade inexplorada, inutilizada.

Excedentes de capital para prazer imediato devem ser reinvestidos como uma evocação adicional, porém aqueles que possuem realmente a "consciência do dinheiro" descobrem que até mesmo seus prazeres fazem dinheiro para si. A "consciência do dinheiro" paga para divertir-se. Aqueles que possuem esta consciência são generosos naturalmente. Ofereça a eles um investimento interessante e eles lhe oferecerão fortunas. Apenas não peça migalhas. A obtenção da "consciência do dinheiro" e a invocação do "eu-riqueza" consiste na aquisição de um conhecimento completo sobre as preferências do espírito do dinheiro e na exploração completa dos desejos pessoais.

Quando ambos os fatores forem compreendidos, uma verdadeira riqueza manifestar-seá sem esforço.

Tais invocações devem ser realizadas com cuidado. A gnosis azul da riqueza e do desejo cria demônios tão facilmente quanto cria deuses. Muitos seminários contemporâneos sobre sucesso e treinamento de verdade concentram-se em criar um desejo histérico por dinheiro associado a um igualmente hipertrofiado desejo pelos meros símbolos de riqueza ao invés do desejo pelas experiências que os jogadores realmente querem. Trabalhar como um maníaco possuído o dia inteiro pelo questionável prazer de beber a si próprio, num estado quase que de esquecimento, numa champanhe de vindima todas as noites, é ter perdido completamente o ponto e ter entrado na condição de anti-riqueza.

Por outro lado, a maioria das pessoas que são pobres em sociedades relativamente livres onde outros são ricos deve a sua pobreza ou à falta de entendimento de como o dinheiro se comporta ou a sentimentos negativos que tendem a repeli-lo. Não são necessários grandes níveis de inteligência ou de capital para se tornar rico. A popularidade dos contos sobre a miséria e o infortúnio do rico é o testemunho do mito ridículo vigente entre os pobres de que o rico é infeliz. Antes de começar a trabalhar com a magia azul, é essencial examinar com seriedade todos os sentimentos e pensamentos negativos sobre dinheiro e tratar de exorcisá-los. Muitas das pessoas pobres que ganham loterias ( e somente o pobre entra regularmente nelas ) orientam suas vidas de tal forma a não terem mais nada poucos anos depois. É como se alguma força subconsciente, de alguma forma, se livrasse de algo que eles sentem que, na verdade, não merecem ou não querem.

As pessoas tendem a ter o grau de riqueza que profundamente acreditam que devem ter. Magia azul é a modificação desta crença através da determinação de crenças alternativas. Rituais de magia azul devem envolver necessariamente exorcismos de atitudes negativas em relação à riqueza, explorações divinatórias sobre quais são os seus desejos mais profundos e invocações do "eu-riqueza" e do espírito do dinheiro durante os quais o nível subconsciente de riqueza é ajustado pela expressão ritual de um novo valor. Durante esses rituais também são feitas afirmações sobre novos projetos para o investimento dos recursos e dos esforços. Podem ser recitados hinos e encantamentos ao dinheiro. Cheques de somas surpreendentes podem ser escritos para você mesmo e pode-se proclamar e visualizar os desejos. Várias formas de deus tradicionais com um aspecto próspero tais como Júpiter, Zeus, o mítico Midas e Croesus podem expressar o "eu-riqueza".

Raramente são usados encantamentos simples para dinheiro na magia azul moderna. Hoje em dia a tendência é lançar encantamentos desenvolvidos para aumentar o valor dos esquemas projetados para fazer dinheiro. Se você falhou em providenciar um mecanismo através do qual o dinheiro possa se manifestar, nada ocorrerá ou o encantamento irá encarnar-se por meios estranhos como, por exemplo, a herança devida a morte prematura de um parente muito amado. Nunca se tenta a magia azul séria em formas tradicionais de jogo. O jogo tradicional é uma maneira cara de comprar experiências o qual não tem nada a ver com aumentar riqueza. Magia azul é uma matéria de investimentos cuidadosamente calculados. Qualquer um que não seja um idiota deve ser capaz de imaginar um investimento que ofereça maiores vantagens que as formas tradicionais de jogo.”

Fim de Texto de Peter Carrol

Capitalismos x Magia
Por ZeD


É interessante observar, e esse será o tema de nossas analises, que a corrente capitalista, ou seja, a corrente onde se encontra o dinheiro vibra em uma freqüência diferenciada e desconhecida para 95% da população nacional e para 98% dos magistas/ocultistas/extraterrestres/iluminados ou malucos de plantão.

Deste modo vou considerar dois tipos de sujeitos, os de “mente capital”, e os de “mente operária”. (O Paradigma Mágico Mente Operária e Mente Capital foi criado por Zoakista – Kaos-Brasil) – Burguesia e proletariado.

Considere o de “mente capital” o sujeito empreendedor que no dito popular “consegue fazer dinheiro” e o seu negocio é ganhar dinheiro; seja com investimentos, aplicações e por ai vai. E considere a “mente operária” o assalariado, isso inclui funcionários públicos e de empresas privadas.

Para se ficar RICO é necessário correr RISCO e entre um e outro existe o S de Segurança, o porto seguro que 95% da população não quer deixar. Como uma pessoa de “mente operária” que não quer correr risco algum poderia mudar sua condição social? (Loteria? Essa é a esperança de todos)

E existe na verdade um grande abismo entre a “mente operária” e a “mente capital” que vou chamar apenas de “abismo de Daath econômico” É o abismo do conhecimento e entrada para as sephiroth reversas, ou seja, as qliphoth, e o lucro está lá... Na mente capital, nas sephiroths reversas a sua atual posição. (estou fazendo um paralelo cabalistico, mas perceba que se você possui hoje uma “mente Operária” você deverá quebrar seus paradigmas e virar ao avesso, e desenvolver/trabalhar essa “Mente capital” para então se tornar o empreendedor de sucesso que poderia ser.

Associando conceitos místicos x capitalistas posso afirmar que o Universo te mandou dinheiro, pode ser que não como você gostaria. Entenda que dinheiro, como observado no artigo de Peter Carrol, é um termo abstrato, quanto é o dinheiro? Ou quanto é muito dinheiro? Ou quanto é pouco dinheiro? (Você pagaria R$5,00 em uma unidade de chocolate Sonho de valsa? Parece muito dinheiro para isso não? Já R$5,00 é pouco para se comprar um carro) Ou seja, o termo dinheiro é relativo e depende do objetivo.

De qualquer modo o Universo não compreende muito bem o termo Dinheiro, mas entende bem “Oportunidades” e qualquer operação mágica para elevação de nível econômico deve se basear em criar oportunidades, compreenda o dinheiro como conseqüência da oportunidade, ou seja, trabalho.

E só ai poderemos partir para uma operação usando magia.

O Capitalismo se baseia em um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada, pelos meios de produção e pela existência de mercados livres – Deste modo a distribuição de riquezas são regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura e o mercado por si funciona como um regulador natural dos preços. (Em alguns casos temos a supervisão de órgãos específicos de fiscalização que orientam sobre os limites a serem praticados.)

Assim, determinadas correntes enfatizam a propriedade privada de capital como sendo a essência do capitalismo, ou enfatizam a importância de um mercado livre como mecanismo para movimento e acumulação de capital. (Como movimentar e acumular o capital? – Perceba aqui a característica da egregora de querer se manter em movimento.)

Deste modo observa-se a estrutura de estratificação de diferentes segmentos sociais, dando ênfase às relações entre proletariado (classe trabalhista) e burguesia (classe dominante). Para Karl Max, a diferença de poder econômico entre as classes é um pressuposto do sistema, ou seja, a classe dominante acumulará riquezas por meio da exploração do trabalho das classes operárias. Por outro lado, os economistas favoráveis ao capitalismo contestam que, num mercado livre, existe competição e concorrência constante entre todos os integrantes do sistema, e se eventualmente algum indivíduo recebe em troca do seu trabalho menos do que ele produz, ele facilmente poderá migrar para algum concorrente, já que este lucrará com o seu trabalho.

O trabalho coletivo que beneficia poucos indivíduos, porém o trabalhador não satisfeito de sua remuneração poderá, dentro de oferta e procura, encontrar outra fonte pagadora para a mesma atividade que exerce na pirâmide X.

Mente Capital x Mente Operária x Magia

Deus criou as vendas e o diabo o vendedor. Independente do seu atual cargo, você faz parte ou fará parte de uma máquina de vendas. O sistema capitalista se limita a comercialização de Produtos e Serviços (Você ganha a vida com produtos ou serviços?). Algumas empresas vendem produtos, outras serviços, o produto pode ser observado como um bem tangível, já o serviço pode ser observado, mas não mensurado em sua totalidade. Para o serviço podemos definir como bom ou ruim apenas pela expectativa da qualidade do mesmo, onde essa expectativa é criada pelos próprios clientes. (Ligação telefônica, está OK se não cair ou não for observado ruídos – Ou conexão com a internet) é exemplo de serviço.

Para ambos os casos, trabalhe você com produtos ou serviços, precisamos da variável principal dessa função: O Cliente.

Temos um mercado bombardeado diariamente com diversas marcas e uma das variáveis que vale a pena se utilizar na relação Mercado x Magia é a PERCEPÇÃO do cliente. (é possível através de operações mágicas criar uma ilusão/áurea em torno de minha marca, algo que inspire confiança? É possível manipular a percepção inicial de um cliente? Logomarcas usando processos de Sigilização de Austin Osman Spare, por exemplo?)

Tanto as pessoas classificadas como “Mente Capital” quanto a “Mente Operaria” precisam se relacionar com outras pessoas, possuir os contatos corretos, saber negociar e persuadir no momento correto. (Se magia é orientar e chegar aos resultados de acordo com a vontade do operador, então considere esse processo magia)

A maioria das pessoas estão classificadas como “mente Operaria” e isso é reflexo do próprio paradigma utilizado pelo sistema capitalista, ou seja, precisa de trabalhadores/mão de obra para executar as atividades. Poucas pessoas passam de “Mente Operaria” para “Mente Capital” e na grande maioria das vezes sem processo mágicos, pois não existem fórmulas, existe atitude.

Compreenda o sistema capitalista como uma grande egregora que beneficia poucos através dos trabalhos das massas, logo existe um sistema inteiro trabalhando para que você se mantenha como MASSA. E aqui está o cerne da questão, o sistema capitalista é uma egregora singular para se trabalhar, e completamente diferente de qualquer sistema mágico conhecido, é por isso que suas ações mágicas para melhorar os aspectos financeiros de sua vida não deram certo como gostaria.

Pois trabalhar com essa egregora e saber utilizar de suas características é um processo complicado. (Dos que conseguem, poucos conseguem através de processos mágicos)

O “abismo de daath econômico” é o suicídio da Segurança, do S que existe entre o RISCO e RICO. Na verdade é a teoria da catástrofe onde uma iniciação involuntária causa dissonância cognitiva no individuo, ou seja, ele se lança no abismo, muda seus paradigmas e seguindo a teoria da catástrofe, através de uma iniciação forçada, que podemos classificar como os desafios iniciais, ele se vê mudando de paradigmas... Em resumo, escolheu um negocio, planejou e se lançou de cabeça, e por uma iniciação forçada (teoria da catástrofe) se viu obrigado a ter uma mente voltada para o Capital. Uma “Mente Capital.”

Duas opções se apresentam... Ou é mudar o paradigma ou é a falência. (Pode ser uma situação difícil no inicio da empresa que cause dissonância cognitiva e coloque o sujeito na condição onde sua única saída é mudar o paradigma atual e se ajustar na egregora do sistema capitalista... Ou é sair da corrente e voltar para as massas operárias... Quem não muda o paradigma não permanece.

Lembrando que o comentado acima sobre uso de sigilos para criação de marcas, isso para trabalhar os aspectos da percepção inicial da marca, não se aplica para as pessoas indicadas como Mente Capital, porém que trabalham com investimento e aplicação.

Mas o conceito de teoria da catástrofe para tal funciona da mesma forma, porém ao se trabalhar com bolsa de valores sugiro que tenha conhecimento especifico para ser um guerrilheiro da bolsa. (senão vai se dar muito mal, pois é o olho do furacão)

Deste modo observamos que o processo de mudança de “Mente Operaria” para “Mente Capital” se dá através de um processo singular de iniciação, onde a atitude é o gatilho e a dissonância cognitiva e a ampliação dos horizontes para manter a empresa é o combustível. Ou seja, correr o risco é necessário, mas não precisamos comentar que a escolha e conhecimento sobre o mercado é fundamental.

Com base no comentado acima podemos compreender melhor como desenvolver uma mente capital, ou seja, uma mente voltada para o Lucro, diretamente ligada a essência do sistema capitalista.

Esse processo involuntário de iniciação no paradigma “mente capital” é resultante da atitude de abrir o próprio negocio ou iniciar operações no mercado de capitais. É necessário se alinhar completamente ao paradigma da egregora (sistema capitalista) e conhecer todos os aspectos do mercado em que está atuando para que consiga permanecer no mercado.

Para o mercado de capitais o processo se complica um pouco mais, pois é necessário compreender mais profundamente os aspectos micro e macroeconômicos, pois são muitas as variáveis e a analise dos gráficos/comportamento do mercado deve ser a mais precisa possível. (Vender esperança e comprar medo)

Outra pergunta que nos surge é como gerar oportunidades dentro do paradigma Mente Capital?

Quando uma nova empresa surge no mercado à mesma tem como objetivo atingir um nível de participação de mercado (MarketShare) que seja capaz de quitar todas as dividas, investimentos programados e ainda dar o lucro esperado aos sócios.

Existem alguns conceitos já conhecidos aqui:

Marca, produto ou serviço, preço, agilidade e qualidade.

E ainda é valido conhecer profundamente alguns processos:

Criar x Executar x Analisar/feedback x Otimizar.

Seu produto ou serviço poderá estar baseado em 3 indicadores:

Preço, Agilidade, Qualidade.

Você poderá trabalhar com no máximo 2 desses indicadores:

Se agilidade e qualidade for de alto nível, o preço será elevado devido logística, e por ai vai.


Se o segmento (classe) for A e B, sugiro Agilidade e Qualidade. ( o cliente não se importará de pagar um pouco a mais por algo desde que chegue rápido)

Se o segmento for de C, D, E - sugiro Preço e Qualidade. (Mas você eleva o seu custo com estoque) - Vai depender de seu produto, pois não existe estoque para serviço.

Porém magicamente como aplicar magia nessas variáveis? Inicialmente é valido lembrar que estamos em um mercado de percepção - e a única parte onde podemos executar uma operação é nas pessoas, através da Marca ou no Merchandising, lembrando que merchandising é toda propaganda feita no ponto de venda.

Para escolha das cores é valido contratar um especialista em Psicologia de marketing, lembrando que a disputa é pela subconsciente, algumas pesquisas mostram que 85% das compras são decididas dentro da loja na hora da compra, o que tem levado muitas empresas a aumentar sua verba em merchandising para garantir que todo seu esforço de meses em planejamento e divulgação não seja perdido naqueles segundos finais no Ponto de Venda em que o cliente leva para decidir se levará seu produto ou o do concorrente. (vale comentar que esses números podem ser menores, pois é uma analise estatística realizada antes da crises) – Mas lembrando que o material de merchandising pode conter a marca de sua empresa acompanhada por anagrama, ou seja uma frase oculta que se redistribuída significa outra coisa, um exemplo conhecido é o nome da personagem “Iracema”, claro anagrama de “América”, no romance de José de Alencar.

Ou ainda um símbolo, na verdade um sigilo como os utilizados por Austin Osman Spare, carregados por uma intenção.

Como eu disse, não é fácil utilizar os conceitos conhecidos de magia dentro do paradigma atual do mercado capitalista, pois existem diversas variáveis, por exemplo, supondo que suas práticas para aplicação de sigilos e anagramas a serem lidos pelo subconsciente das pessoas funcione corretamente no material de merchandising, se você não tiver um produto de qualidade simplesmente o cliente não voltará a comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.

Particularmente fiz um procedimento semelhante usando de material de merchan já pronto e aplicado nos PDVs (Pontos de Venda) onde o objetivo da operação era que os clientes comprassem o nosso produto não dos grandes varejos, mas nos pequenos pontos comerciais, como padarias e etc.

Ou seja, no cenário encontrado, o meu cliente potencial já estava pré disposto a comprar o produto, mas havia a cultura de comprar nas grandes empresas de varejo, logo na ocasião eu era o gestor responsável pelo canal que atendia os pequenos pontos comerciais, como fazer para que esse cliente comprasse do meu segmento e não nos grande varejos?

Bem já havia positivado todos os Pontos de Venda com material de merchan, logo esse material deveria apenas chamar a atenção dos clientes pré dispostos, mas que até aquele período possuíam resistência em comprar em outros canais... Logo nossa operação se baseou em utilizar o material de merchan como um link, de modo que os clientes pré dispostos a comprar o produto passariam a notar que o produto existia também nos pontos comerciais de menor representatividade, ou seja, padarias, farmácias e etc...

Fizemos a operação mágica e funcionou, crescemos 32% em volume de vendas nos dois primeiros meses.

Utilizei como link físico o meu material de merchan, para que o meu cliente em potencial tivesse condições de perceber a presença do produto ali. O objetivo era: “esse cara tem que sentir como se algo diferente estivesse chamando ele ali, ele tem que ver o material de merchan e comprar o produto naquele local que ele ver primeiro o produto disponível.”

Ou seja, uma operação mágica baseada na percepção utilizando como link o material de merchandising.

Ou seja com o mesmo esforço, de outros meses, realizado pela força de vendas, os vendedores que abastecem o mercado e etc, crescemos 32% em volume de compra do produto X e crescemos 62% em volume financeiro para o produto Y em relação ao inicio de nossas atividades.

Enquanto durou o procedimento foi possível ver essa mudança nos resultados, porém repassamos a gestão para outro gerente e o resultado voltou a ser o que era antes, ou seja, voltou a se alinhar com a dinâmica natural daquele mercado.

O processo mágico foi um diferencial para percepção do cliente nesse processo?
(particularmente afirmo
que sim)

Mente Operária x Magia

Podemos começar esse assunto com uma outra pergunta:
Como gerar oportunidades dentro do paradigma “Mente Operária”?

Ainda nesse paradigma o elo fraco a ser explorado magicamente é a percepção das pessoas com relação ao trabalho realizado por você. Em uma entrevista geralmente o gestor do RH solicita a você que comente sobre seus pontos positivos e em que você deve melhorar.

Essa é uma pergunta chave, onde a maioria se complica quando se prontifica a falar sobre seus aspectos negativos, os pontos que precisa melhorar. Tenho uma resposta chave para isso – Preciso melhorar meu marketing pessoal, pois às vezes não demonstro todo o conhecimento e experiência que possuo nessa área – Com essa resposta você acabou de virar o jogo e causou no seu entrevistador uma leve sensação de dissonância cognitiva, pois você acaba de dar uma resposta fora da esperada por ele.

De qualquer modo no paradigma da Mente Operária o processo mágico pode ocorrer tomando espaço na mente não só dos clientes externos, mas também internos.
(Quem não é visto, não é lembrado.)

Você deve ser lembrado constantemente.

Mas lembre-se, você deve estar na frente a ponto de ser visto, mas não a ponto de ser “metralhado” – Alguns dias atrás uma amiga comentou comigo que havia feito uma entrevista de trabalho e gostaria de ser contratada, sugeria a ela que fizesse um procedimento mágico para que ocupasse seu lugar na mente da pessoa que a entrevistou e que era a responsável pela contração, ou seja, o entrevistador não poderia se esquecer dela.

Esse procedimento pode ser feito no nível de sigilização ou de feitiçaria com peças de roupas, você escolhe o melhor método, o objetivo era apenas fazer com que o entrevistador não se esquecesse dela, lembrar-se dela todo o momento. (No caso dela, simplesmente 1 vez ao dia pegava o perfume que utilizava constantemente e dava uma borrifada na direção da empresa lembrando-se do entrevistador, com o objetivo que o cheiro dela fizesse o entrevistador lembrar dela varias vezes ao dia.)

Ou seja, havia uma oportunidade, mas havia em paralelo uma operação mágica com objetivo de conservar o lugar na mente do entrevistador. Entenda que a mente procura funcionar com lógica, deste modo a operação mágica foi interpretada também como a melhor escolha, considerando aspectos emocionais, experiência e pro atividade.

A amiga foi chamada e já iniciou suas atividades. O elo fraco no sistema capitalista são as pessoas, e é o único canal que nos interessa no momento, pois são as pessoas que pagarão para manter sua operação, ou são as pessoas que darão a você oportunidades de crescimento dentro da companhia – Entenda que meu objetivo aqui é dizer a você que você pode realizar operações mágicas no sentido de manter e conquistar o seu lugar na mente das pessoas, como elas compreendem o trabalho feito por você? Elas observam em você o potencial necessário para gerenciar?

Toda impressão humana a cerca de outras pessoas é uma questão de percepção, percepção de seu trabalho, percepção de seu potencial e etc. Isso acompanhado de um trabalho mediano, realizado por você, pode ser manipulado. Determinadas impressões podem ser inseridas. O segredo é ser lembrado a todo o momento, escolha as pessoas “chave” para o seu crescimento profissional e conquista o seu lugar na mente delas.

Use a criatividade para pensar em como se manter presente na mente de seus gestores a ponto que esses queiram te ajudar e te ver crescer dentro da empresa.

Resumo: Falamos apenas de conquistar espaço na mente dos clientes internos e externos, bem como selecionar as pessoas que são essenciais para o seu desenvolvimento profissional e como aplicar magia nesse processo de modo que você ganhe seu espaço na mente dessas pessoas. (quem não é visto, não é lembrado – O segredo é ser lembrado dentro dos aspectos positivos)

Motivação x Magia

Dentro do paradigma cristão o maior motivador de todos foi Jesus, que pegou 12 pessoas simples, as motivou e através delas espalhou seus ensinamentos por todo o mundo. Deste modo refletimos se o fator Motivação pode ser manipulado magicamente...

Motivação segundo o dicionário é o ato de motivar;exposição de motivos ou causas ; conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam um certo tipo de conduta em alguém. Sendo assim Motivação está intimamente ligado aos Motivos que segundo o dicionário é fato que levar uma pessoa a algum estado ou atividade. Diante destas definições podemos supor que motivação é muito mais do que imaginamos inicialmente, ou seja, é tudo isso e nada disso , talvez seja na realidade a origem de tudo isso. Motivação vem de motivos que estão ligados simplesmente ao que você quer da vida, e novamente voltamos na afirmação (Magia é fazer as coisas acontecerem de acordo com sua vontade) Motivação, intenção, foco... Objetivo.

Nesse paradigma Motivação é a primeira etapa da transformação, da magia, da busca pelo resultado esperado.

Vou basear esse fato em experiência pessoa onde na região norte do pais possuía sob nossa gestão 398 funcionários, sendo desses cerca de 197 ligados diretamente a força de vendas e o restante funcionários administrativos, porém a temperatura de uma empresa pode ser afetada não só pelos funcionários externos, mas também pelos internos, por isso quando falamos de Gestão a Vista é tão importante manter os resultados obtidos bem como manter a vista a missão e a visão da empresa.

Pense na empresa como uma microegregora ligada diretamente ao cerne do sistema capitalista onde as vibrações dissonantes emitidas por parte de funcionários podem comprometer o resultado esperado.

Deste modo é simples em uma força de vendas incluir gritos de guerra nas reuniões matinais;

Vou dar um exemplo de utilização de mantra diretamente ligado ao objetivo esperado. Lembrando que o mantra pessoal nada mais é que um sigilo acústico, é pegar a sentença que expressa um desejo e transformá-la em um mantra que não possua qualquer sentido ou significado:

Pego a frase “Eu quero vender muito”

Vamos separar as consoantes e as vogais

Eu euo e e ui o
QR VNDR MT

Vamos eliminar as repetições

Euoi
Qrvndmt

Qrevunomit ou Separando qreno vumit (risos)
Mudando...

Ti quero Vumn

(Onde Vumn é o nome do troféu que da campanha motivacional onde o vendedor ganha um bônus X no salário fixo – Se pronuncia VUM de VITORIA, única missão)

Ou seja, todos os dias tenho um sigilo como grito de guerra que remete ao prêmio esperado, e reflete o meu objetivo que é levar o cara a querer vender muito. Isso e outras coisas a mais.

É valido explicar a origem do termo para que o subconsciente possa internalizar o conceito.

Interessante comentar que a força relativa ao Consumo atuante em cada mercado, e devemos considerar a realidade de cada UF, pode ser acessada e trabalhada dentro do paradigma proposto.

Ou seja, manipular a origem da compra desde que exista a intenção da compra. Perceba que se já existe a pré disposição em adquirir o produto, logo porque não trabalhar essa capilaridade e magia? Pense na coca cola, você encontra Coca cola desde os piores bares até os melhores.

Porém existe receio por parte de muitos compradores em comprar o produto no estabelecimento X, pois não faz parte de seu segmento (Classe social)

Isso poderia ser revertido magicamente, o importante é o produto e não o local, o Local onde está comprando é uma questão de percepção, foco da operação mágica.

Já criar a pré disposição para compra de um produto que não é desejado é algo mais complexo e que falaremos em uma oportunidade posterior, pois existem duas situações:

O Publico precisa do seu produto? Ou é um produto que ele nem sabe que precisa?

Magia x O Intangível

Ainda no paradigma “Mente Operária” ou “Mente Capital” o “Intangível” é um conceito que vem sendo cada vez mais utilizado, se tornando cada vez mais popular, e não estou falando que seja um termo compreendido em sua totalidade, mas vem sendo pesquisado de forma diferenciada desde a década de 80.

É um conceito que vem sendo cada vez mais explorado e analisado nos livros, isso nos mais recentes, de teoria de administração nos Estados Unidos, por exemplo.

Jonathan Low e Pam Cohen Kalafut, dois estudiosos americanos, classificaram em 12 as grandes qualidades imateriais que são consideradas realmente decisivas: Liderança, performance estratégica, comunicação e transparência, integridade de marca, grau de reputação, aliança e network, tecnologia e processos, capital humano, organização e racionalidade do local de trabalho, inovação, adaptabilidade e capital intelectual. Isso é o intangível, ou seja, não está contabilizado na folha de balanço, porém são poderosos índices quantificáveis da criação de valores corporativos – Isso para sua empresa, e isso para você enquanto funcionário.

Resumo: Os intangíveis podem ser classificados como fatores não físicos que, seja em Produtos ou prestação de serviços acabam gerando importantes benefícios estruturais para as companhias ou profissionais que os possuem.

Porém não vamos esquecer que nosso foco aqui é aplicar magia dentro desses conceitos, ou seja, nosso foco é acessar e saber trabalhar com a egregora chamada do Sistema Capitalista - Aprofundando percebemos que quando falamos de Pessoas, como profissionais, nossa percepção dependerá dos 12 indicadores referenciados acima.

Na minha percepção atual, e estou sinalizando de forma temporal, pois meus paradigmas assim como de qualquer outra pessoa é mutável, vou considerar como os indicadores passivos de ação mágica os seguintes Intangíveis:

Liderança, comunicação e transparência, grau de reputação, aliança e network, capital humano, inovação e adaptabilidade. (Caso fosse entrar nos detalhes começaríamos a falar sobre quociente emocional, mas não é o foco)

Costumo falar que o bom líder não precisa lembrar a sua equipe que ele é o líder.

É interessante que você faça uma analise de si mesmo, crie sua mandala de intangíveis, até para que possa trabalhar de forma mais focada os intangíveis necessários para seu desenvolvimento.

Sugestão de Exercício:

Analisar cada um dos 12 indicadores denominados Intangíveis e pensar em como criar isso magicamente:

Liderança, performance estratégica, comunicação e transparência, integridade de marca, grau de reputação, aliança e network, tecnologia e processos, capital humano, organização e racionalidade do local de trabalho, inovação, adaptabilidade e capital intelectual.

Para metade dos pontos basta disciplina, porém acho valido a criação de uma mandala profissional com os aspectos positivos e negativos considerando como indicadores os Intangíveis descritos. (Seja criativo)

O Equilíbrio x Magia

Conforme comentamos antes, as pessoas são o elo fraco dessa corrente, deste modo é interessante compreender melhor o intangível no processo na visão do sistema, assim não poderíamos comentar sobre a essência do capitalismo sem falar de Adam Smith, considerado o pai da economia moderna, e é também considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.

Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar "não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu"auto-interesse".

Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.

Ele analisou a divisão do trabalho como um fator evolucionário poderoso a propulsionar a economia. Uma frase de Adam Smith se tornou famosa: "Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta (self-interest), é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade." Como resultado da atuação dessa "mão invisível", o preço das mercadorias deveria descer e os salários deveriam subir.

Décadas depois, em 1949 aparece um jovem chamado John Nash – ele escreve uma Tese que anos mais tarde, lhe daria o Prémio Nobel de Economia. O trabalho, conhecido como o “Equilibrio de Nash” (Non-cooperative games) que contrariava mais de 150 anos de estudos e iria revolucionar o estudo da estratégia econômica.

Ou seja, Adam Smith afirma que o ato egoísta de beneficiar a si mesmo reflete de forma positiva para o bem estar da sociedade, resumindo: “Em um ambiente competitivo as ambições individuais servem ao bem comum"

Porém John Nash demonstra que a afirmação de Smith estava incompleta, o melhor resultado acontece quando todos em um grupo fazem o melhor por si próprios e pelo grupo.

É relevante considerar a estratégia do outro. O teorema de Nash refere-se que pode haver mais vantagem para os jogadores se concordarem em cooperar, pelo menos parcialmente do que insistirem em enfrentarem-se uns aos outros, podendo melhorar os respectivos ganhos e atribuir ganhos indiretos aos outros jogadores a troco de poderem influenciar nas suas ações.

Isso foi bem exemplificado no filme “Uma mente brilhante” quando o personagem Nash observava uma mulher que era desejada por todos, porém junto dela havia outras amigas.

Nash diz a seus amigos: “Se todos forem atrás da loira, bloquearemos uns aos outros, e nenhum de nos ficará com ela, dai vamos até suas amigas para uma nova tentativa, mas elas vão nos ignorar, ninguém gosta de ficar em segunda opção, e se ninguém for atrás da loira, não atrapalharemos uns aos outros, e não destrataremos as outras garotas, é a única forma de vencermos...”

Por exemplo, imagine que em sua empresa você tem dúvidas se deve reduzir o preço de um produto para ser mais competitivo. Inteligente e estudioso de algoritmos de custo-benefício, você decide a estratégia de abaixar o preço em 3% para ter um aumento de receita de 7% ao ganhar mais market-share. Você calculou a relação de custo-preço-vendas e a conseqüente migração de consumidores dos concorrentes para sua empresa.

Entretanto, sua ação certamente produz uma reação em seu competidor. Ele também é inteligente, faz as contas e decide abaixar o preço (ou fazer uma campanha de marketing ou mudar o produto, por exemplo). Como conseqüência da estratégia dele, o seu ganho, imaginado como aumento em 7%, muda para uma perda de 5% pois não aconteceu como você previu.

Sim, você errou na previsão. Sua ação não é isolada, é preciso prever a reação da concorrência.

O mais interessante é que você faria o mesmo que ele. Se tivesse pensado nisso antes, não teria tomada aquela decisão. Ou seja, a menos que seu concorrente pense diferente, você nunca vai conseguir o aumento de receita em 7%, e sim em uma perda de 5%. Portanto, ao se antecipar as ações dele, você deve repensar antes de agir e visualizar todas as implicações de cada decisão, e ele fará o mesmo simultaneamente.

Se você adotar outra estratégia - como abaixar o preço em outro valor, fazer promoção, lançar outro produto -, o concorrente fará outra, e o resultado será diferente. Assim, qual a melhor estratégia que maximiza o seu ganho sabendo que o seu adversário está pensamento o mesmo? A essência da Teoria dos Jogos é mapear todas as implicações e resultados de cada conjunto de ações para escolher melhor. Antes de tomar decisões, imagine o que você faria se estivesse no lugar dele.

Interessante,
Adam Smith disse: “Em um ambiente competitivo as ambições individuais servem ao bem comum"

Mas John Nash complementando disse: “O melhor resultado acontecerá quando todos em um grupo fizerem o melhor por si próprios e pelo grupo”

Dentro desse paradigma vamos voltar a afirmação de Jack Welch:

'Antes de se tornar um lider, o sucesso diz respeito exclusivamente ao seu crescimento pessoal. Quando você vira um, o sucesso passa a depender do crescimento dos outros'

Perceba que a afirmação de Jack Welch está alinhada com o Equilíbrio de Nash, deste modo não tenho dúvidas de que a única forma de causar mudança em seu atual situação profissional dependerá de sua mudança pessoal, veja novamente sobre o conceito do Intangível e ainda através da mudança das pessoas ao seu redor.

Gosto de usar Jack Welch como exemplo, pois o mesmo é um inovador e estudar suas lições é a forma mais segura de compreender com maior precisão o conceito do intangível, praticamente inventou um método de tornar o gerenciamento de pessoas, de metas, de aspirações e de ideais um instrumento de impressionante eficiência nas formas de administração. (E aqui podemos usar magia, como já disse – Pessoas são o Elo fraco)

Deste modo não vou me repetir sobre o processo de buscar a mudança pessoal e trabalhar os conceitos de Intangível em sua vida, como já definimos antes:

Liderança, performance estratégica, comunicação e transparência, integridade de marca, grau de reputação, aliança e network, tecnologia e processos, capital humano, organização e racionalidade do local de trabalho, inovação, adaptabilidade e capital intelectual.

Parafraseando Henry Ford “Não se constrói uma reputação com o que não foi feito”

Um grande gestor me disse uma vez que o Líder não administra pessoas, ele administra paixões, cada pessoa possui sua motivação particular, sua paixão, alguns são motivados apenas pelo dinheiro, outros pelo desafio, outros querem apenas o status.

Sun Tzu disse: Um hábil empregador de homens usará o prudente, o bravo, o cobiçoso e o burro. Pois o prudente terá prazer em aplicar seu mérito, o bravo sua coragem em ação, o cobiçoso é rápido em tirar vantagens e o burro não teme a morte".

Seja flexível e saiba administrar/manipular a paixão/motivação de todos.

Sugestão de Exercício – Mandala dos Intangíveis (Criando um Lider)

Analisar cada um dos 12 indicadores denominados Intangíveis e pensar em como criar isso magicamente:

Liderança, performance estratégica, comunicação e transparência, integridade de marca, grau de reputação, aliança e network, tecnologia e processos, capital humano, organização e racionalidade do local de trabalho, inovação, adaptabilidade e capital intelectual.

Para metade dos pontos basta disciplina, porém acho valido a criação de uma mandala profissional com os aspectos positivos e negativos considerando como indicadores os Intangíveis descritos. (Seja criativo)

Sugestão de Exercício – Consciência do Dinheiro (Criando um link)

O Cramulhão caótico – Na crença popular o Cramulhão nasce de um ovo, e para conseguir o tal ovo, a pessoa deve procurá-lo durante o período da quaresma, e na primeira sexta feira após conseguir o ovo, a pessoa vai até uma encruzilhada, à meia-noite, com o ovo debaixo do braço esquerdo, após passar o horário retorna para casa e deita-se na cama. No fim de 40 dias aproximadamente, o ovo é chocado e nascerá o diabinho. Em posse do diabinho, a pessoa coloca-o logo numa garrafa e a fecha. Com o passar dos anos o diabinho enriquece o seu dono....

Perceba que temos um elemento que posso chamar de egregora diretamente ligada ao objetivo de “enriquecer seu dono” - Porém para praticantes de Magia do Caos sugiro que pulem esse processo de ovo que vá direto para o “coloca-o numa garrafa e a fecha”

Você pode pegar um boneco qualquer que esteja alinhado com o objetivo, um frasco de azeitona e criar um cramulhão, ao menos a parte física, é valido que a força contida ali estela ligada diretamente ao sistema capitalista, porém com objetivo de auxiliar você, tenho um amigo que pegou um boneco de um gnomo com pote de ouro, logo você pode criar um tipo de servidor com objetivo de ligar você ao cerne do sistema capitalista de modo que você possa ter “Consciência do Dinheiro” – Porém você deverá considerar que esse não será um servidor comum, como disse Carrol o sistema capitalista cria demônios com muita facilidade, e o seu servidor se tornará muito forte, quase uma consciência individual, porém será um link pessoal entre você e o cerne do sistema capitalista.

Sugestão de Exercício – Consciência do Dinheiro (Criando um link) – Parte II

Deste modo você poderá através de práticas diversas compreender melhor, através de seu Caramulhão, a forma como tratar dessa Egregora. Compreenda que ela se mantém através das massas, deste modo em condições normais a egregora lutaria para fazer você continuar MASSA, em contrapartida ela precisa de uma quantidade mínima de pessoas que estejam capacitadas a compreendê-la. (Você deverá compreendê-la e barganhar com essa egregora de moda que ela possa ensiná-lo a como movimentá-la através de sua vida.)

Desta forma o lucro é conseqüência.

O dinheiro quer se mover, porém são poucas as pessoas que se você perguntar o que fariam se ganhassem na Loteria, diriam que investiria em algo, a grande maioria quer colocar na poupança e esquecer, o dinheiro tem seus mecanismos, pois o Banco vai continuar a movimentá-lo e você receberá uma pequena taxa disso, porém a egregora prefere deixar pessoas mesquinhas nas MASSAS e trabalhar com empreendedores que não possuem o receio de movimentar o dinheiro.

Compreenda que com esse canal, o cramulhão, se devidamente criado, você poderá ter um canal de acesso a essa egregora e poderá buscar outros conhecimentos, as veias do processo de modo que possa sair de determinadas situações.

Porém acho valido lembrar que ao se trabalhar com essa egregora e definir suas necessidades defina também o meio pelo qual ela deverá fornecer a você, caso consigo cair nas graças dessa egregora, o modo como ela deverá se manifestar... Caso contrário você poderá pedir R$30.000 e repentinamente um parente seu morre, e o seguro de vida de R$30.000 vai para você... Então cuidado.

Sugestão de Exercício – Banindo os paradigmas antigos (Quebrando pré conceitos)

Antes de começar a se aprofundar, é essencial examinar com seriedade todos os sentimentos e pensamentos negativos sobre dinheiro e tratar de exorcizá-los. Por exemplo os ditos populares de que Dinheiro não traz felicidade e etc.

Sugiro a criação de uma mandala sobre Dinheiro para que você possa pensar em todos os aspectos positivos e negativos. Se concentre em suas observações sobre os aspectos negativos e trate de bani-las.

Sugestão de Exercício – Estabelecendo Objetivos (Estipulando Quantias)

Após criado seu cramulhão caótico e estabelecido seu link você poderá dar inicio aos exercícios referentes ao banimento dos paradigmas controversos ao paradigma trabalhado, bem como as meditações referentes a conexão com a consciência do dinheiro.

É complicado comentar sobre, chega a ser controverso, mas uma frase do meu avó poderá exemplificar isso “Todo rio de água suja, é fundo” deste modo você perceberá nos primeiros acessos a egregora que existe nela um certo “peso”, o que é normal, considerando a quantidade de ações “questionáveis” pode onde o dinheiro se movimenta. (Existe sangue e dor) – O dinheiro passa por diversos níveis, de igrejas a bocas de fumo, logo é valido que você acha sua zona de equilíbrio dentro do acesso a essa egregora – Isso através do trabalho anterior, onde você deverá banir os aspectos negativos de sua percepção com relação ao dinheiro. (Não importa, eu gosto dele e ele gosta de mim)

O próximo passo é estabelecer objetivos, você pode usar links ligados diretamente ao sistema, perceba que se você quer receber no próximo ano R$150.000 – Acredito que Você não tenha disponível em notas R$150.000 para representar isso. Logo o que também é aceito na praça? Cheque...

Você pode pegar uma folha de cheque pessoal e fazer um cheque nominal a você de R$150.000 – E no verso escrever que é referente ao pagamento por trabalhos prestados ou ações pendentes na justiça.

O importante é que aquilo possa servir de link entre você e o cerne do sistema, a egregora, deixe isso junto com seu cramulhão se desejar, de modo que esteja estabelecido que no próximo ano você quer uma quantia X que deverá vir por meio determinados (trabalhos, processos e etc)

(Você não vai assinar... E deve deixar bem guardado, é o seu link pessoal, seu objetivo, seu mapa para o próximo ano)

No decorrer desse estudo observamos que o elo fraco no sistema capitalista são as pessoas, e que para lucrar é necessário mudar de paradigmas, procurar sair do paradigma de mente operaria e ir para mente capital, onde para se iniciar nesse paradigma é necessário um salto no “abismo de daath econômico” mudar completamente o paradigma através de uma experiência dissonante, assim criando uma mente voltada par ao Capital.

Observamos ainda que o sistema capitalista é uma egregora poderosa e independente, por isso é complicado usar dos sistemas mágicos convencionais para trabalhar com ela, pois é consciente e independente de religiões. Verificamos ainda a criação de links que podem ser utilizados para se chegar ao objetivo, seja anagramas ou palavras de poder incluídas em marcas e materiais de merchandising, seja percepção de pessoas com relação a você enquanto profissional ou elementos motivacionais para se chegar ao resultado esperado.

Uma coisa é certa, pessoas podem ser manipuladas, assim como sua percepção inicial sobre determinadas coisas, porém não se pode criar uma ilusão ou áurea magicamente em torno de qualidade seja de produto ou serviço, por isso faça suas ações mágicas para trabalhar a percepção inicial, mas entregue um produto ou serviço de qualidade.

Se torne um líder através dos conceitos do intangível, mas não se esqueça de tornar seus subordinados lideres também, assim todos vão crescer juntos – Compreenda o valor de equipe, de família, lembre-se de seus subordinados pelo nome, ao menos dos imediatos, e lembre-se também do nome de seus esposas e filhos, crie vínculos, saiba trabalhar com todo tipo de pessoas, crie vínculos e eles saberão sem nenhuma necessidade de você falar, que você é o líder.

Se você é dono do seu próprio negocio sua equipe sentirá prazer em trabalhar com você e por sua causa. Se você for empregado seu superior imediato perceberá e colocará você ao patamar dos diferenciais e lembre-se que sempre existe alguém acima dele.

Particularmente faço um discurso fictício para minha equipe, ao menos na parte onde envolve o exercito, de resto é verdade:

Quando estudante participei de um projeto, no 23º Batalhão de Engenharia do Exercito, era um tipo de estágio supervisionado por 1 mês e na ocasião era monitor do laboratório de micro processados e o objetivo proposto era criar um sistema inteligente para interconexão de BTS (Estação Radio Base – ERBs) onde eram consideradas varias variáveis, tipo distância, meio de transmissão, par metálico, fibra ou micro ondas e ainda necessidades de repetidoras e etc... E o sistema deveria identificar a melhor e mais barata forma de conectar as BTSs - Com isso eu e mais 2 estudantes que também participavam do projeto não estávamos conseguindo entregar esse sistema no prazo. Próximo ao prazo final reclamávamos que era uma tarefa impossível...

Naquela manha o comandante responsável pelo projeto foi até o laboratório onde estávamos e enquanto reclamávamos o mesmo deu um tapa na mesa e ficamos em silêncio, e ele disse uma frase que guardei e vocês devem guardar a partir de hoje:

Isso não tem jeito ou é você que não dá jeito nisso?

Pense nessa frase todos os dias, isso realmente não pode ser feito ou sou eu que não tenho capacidade para fazer?

Você já está atrasado... Tem que correr.
O segredo é vender e fazer vender.

Sobre o Autor:

O autor é engenheiro eletricista voltado para área de planejamento estratégico formado pela PUC-GO e especialista em Gestão Empresarial (FGV) com vários cursos voltados para área de gestão – Consultor comercial para mercado de telecomunicações, atualmente é Gerente Comercial de uma multinacional considerada maior empresa de prestação de serviços do Brasil e 33º do mundo. Já passou por mais de 13 (treze) Estados Brasileiros fazendo a gestão de processos e estruturando equipes de venda para área de distribuição de produtos/serviços de telecomunicações.

No meio mágico pesquisa os diversos paradigmas há dez anos, porém focado em magia do caos somente há sete anos, onde se vê como um colaborador de um dos maiores pórticos de magia do caos do Brasil que é a lista kaos-Brasil (yahoogrupos) desde 2004.


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