quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Budismo Kadampa

Solos e caminhos tântricos

Como ingressar, avançar e completar o caminho vajrayana

By Geshe Kelsang Gyatso

Introdução

O tantra é um termo mencionado com freqüência, mas raramente compreendido.

Infelizmente, restam pouquíssimos mestres qualificados neste mundo capazes de explicar como ingressar, avançar e completar uma prática tântrica qualificada.

Um desses Professores é o contemporâneo Mestre tântrico Geshe Kelsang Gyatso.

Em Solos e caminhos tântricos, ele dá uma explicação sobre as quatro classes de tantra, enfatizando especialmente os estágios de geração e de conclusão do ioga tantra superior.

Inspirado na sua própria experiência e nos ensinamentos de Je Tsongkapa, Geshe Kelsang torna acessível ao leitor moderno até os mais profundos e esotéricos aspectos do tantra.

Este livro representa um importante marco ao revelar esses profundos mistérios ao mundo contemporâneo.

O que é uma autêntica prática tântrica?

Visto que os seres vivos possuem diversas inclinações e capacidades mentais, Buda Shakyamuni ensinou três veículos: o hinayana, o paramitayana e o vajrayana.

Para atender aqueles que possuem aspirações limitadas e que se preocupam principalmente com sua própria libertação do sofrimento, ele ensinou o hinayana. Os hinayanistas são bastante conscientes das falhas do apego e o consideram como seu principal objeto de abandono. Por essa razão, esse caminho às vezes é conhecido como “o veículo da separação do apego”.

Para abandonar o apego temporariamente, os hinayanistas renunciam à suas famílias, casas etc. e se retiram para lugares isolados, a fim de meditarem sobre repugnância; e para abandonar o apego por completo, eles meditam sobre a vacuidade.

Para aqueles que se sentem atraídos pelo caminho vasto, Buda expôs o paramitayana, no qual ensinou as seis perfeições e os dez solos do Bodissatva. Os principais objetos a serem abandonados pelos Bodissatvas são as obstruções à onisciência.

Os Bodissatvas não temem o apego, porque eles sabem como transformá-lo em caminho espiritual. Do mesmo modo que um agricultor usa estrume e outras substâncias impuras para fertilizar o solo, os Bodissatvas Superiores usam suas delusões como uma ajuda para alcançarem a budeidade, depois de tê-las neutralizado pela força da sua sabedoria e compaixão.

Para aqueles que se sentem atraídos pelo Darma profundo, Buda ensinou o terceiro veículo, o vajrayana. O vajrayana, ou mantra secreto, às vezes, é chamado de “o veículo do apego”, porque, em vez de tentar abandonar o apego imediatamente, os praticantes desse veículo usam o apego como uma ajuda para gerarem o grande êxtase espontâneo, com o qual eles meditam sobre a vacuidade.

Além disso, quando por fim alcançam a iluminação, embora não tenham apego desejoso, eles mostram uma aparência de ter apego, surgindo como Budas tântricos sob o aspecto do Pai e Mãe em abraço sexual.

Embora seja possível transformar apego em caminho espiritual praticando o mantra secreto, isso requer imensa habilidade porque, em geral, quando o apego se manifesta com força, ele automaticamente perturba nossa paz mental.

A maioria dos Budas não explicará o mantra secreto para evitar que praticantes não-qualificados usem esses ensinamentos para satisfazerem seus prazeres mundanos; é raro encontrar praticantes qualificados entre os discípulos. No entanto, os ensinamentos de Buda Shakyamuni são uma exceção. Graças ao poder de suas preces anteriores e da sua determinação, seus discípulos têm um carma especial para praticar o mantra secreto.

Há uma profecia de que, quando o Darma de Buda Shakyamuni estiver chegando ao fim, a prática do mantra secreto terá um rápido e amplo florescimento mundial, como uma chama de vela que brilha mais intensamente um pouco antes de se extinguir. Parece que hoje em dia há muitos livros sobre o tantra, muitos professores ensinando o tantra e muitos alunos tentando praticar o tantra. Contudo, nem todos esses livros e ensinamentos são puros e autênticos. Assim, torna-se cada vez mais importante distinguir entre os ensinamentos tântricos autênticos e outros que foram misturados com ensinamentos não-budistas.

Somos extremamente afortunados por termos encontrado os ensinamentos tântricos completamente puros de Buda Shakyamuni, transmitidos por Je Tsongkapa e por vários professores realizados da Nova Tradição Kadampa. Je Tsongkapa, que era uma emanação do Buda da Sabedoria Manjushri, esclareceu diversos aspectos da prática tântrica, que haviam sido mal interpretados no passado. Mostrou como é possível – e essencial – praticar a união do sutra e do tantra.

Antes de Je Tsongkapa, muitas pessoas achavam que o mantra secreto e a disciplina moral do vinaya eram contraditórios, e que uma pessoa não podia praticar os dois. Porém, Je Tsongkapa mostrou que, longe de contradizer o vinaya, a prática do mantra secreto é o meio supremamente habilidoso de manter a disciplina vinaya com pureza.

Considero-me extremamente afortunado pelo fato de poder transmitir os puros ensinamentos tântricos de Je Tsongkapa, e o leitor também deve se sentir afortunado com a oportunidade de estudá-los.

Tanstrismo Ocidental X Tantrismo Oriental
Posturas bem diferentes por sinal.

Fonte: © Geshe Kelsang Gyatso & New Kadampa Tradition

Colaboração de: Lady Viktória

Publicado por: Thenebris

2 comentários:

  1. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava, mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre JHP de onde estiver ou com quem estiver e faça ela ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependo, desenterre tudo que esta impedindo que jhp venha para MIM, afaste todos aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ELEjhp não pense mais EM OUTRAS… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes. Só mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em fóruns diferentes esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparado para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará

    ResponderExcluir


Contador Grátis